Projetos vinculados


PROJETO 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS A DISTÂNCIA DA UFMS (início em 2014) 

Descrição: Ao pensarmos a constituição do projeto e a proposta da temática de indagação - formação de professores, na modalidade a distância, para atuação na educação básica - buscamos avaliar e repensar os processos formativos, significando e qualificando nossa atuação. Para tanto, é importante partir da caracterização inicial de nossos alunos e da apresentação de nossas concepções de educação, de educação escolar e de formação de professores nessa modalidade de ensino. Nessa perspectiva, a formação inicial e continuada de professores na modalidade a distância transcende os processos reducionistas e ocorre mediada pelo diálogo entre docentes e discentes, contextualizados pela sociedade. Na modalidade a distância, estabelecer o diálogo por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) é um desafio a ser pensado e compreendido, para que a sua intensidade e a sua qualidade possam tornar a distância mais próxima, facilitando os processos de ensino e de aprendizagem. 

Integrantes: Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro - Integrante / Patrícia Graciela da Rocha - Coordenador / Jorge Luiz Nunes dos Santos Junior - Integrante / Ester Tartarotti - Integrante / Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato - Integrante / Mirian Lange Noal - Integrante / Aparecida Santana de Souza Chiari - Integrante / Rafael Monteiro dos Santos - Integrante / Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida - Integrante.

PROJETO 2 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE ESPANHOL EM MATO GROSSO DO SUL (início em 2016) 

Descrição: O projeto tem por finalidade consolidar as pesquisas na área de formação de professores de Espanhol, em Mato Grosso do Sul, e de acompanhar o processo de implantação desse idioma nas escolas públicas do estado. Desde a década de 90, notamos um crescente interesse em aprender a língua espanhola decorrente das relações econômicas estabelecidas com a Espanha e com alguns países vizinhos vinculados ao Mercosul. Nesse contexto, observamos o aumento na busca por cursos de formação de professores, inclusive em diferentes modalidades, como pedagogia da alternância, cursos a distância e semipresenciais. Diante disso, objetivamos investigar a formação inicial e continuada de professores de Espanhol, observando e analisando as contribuições do Pibid, de projetos de ensino, extensão; o desenvolvimento de Estágios obrigatórios; Práticas de Ensino, Projeto Político dos Cursos; materiais didáticos; especializações, cursos de formação continuada e também a atuação dos egressos. Pretendemos analisar a inserção da disciplina de Língua Espanhola na rede pública de ensino, já que poucas instituições ofertam o idioma. Com base em referências bibliográficas como Gatti et al. (2013), Tardif (2014), Pimenta e Anastasiou (2014), Zeichner (2010), entre outras, pretendemos realizar, inicialmente, uma revisão bibliográfica, considerando o objetivo específico determinado, seguido da análise de dados coletados mediante aplicação de questionários, realização de entrevistas ou de análise documental, por exemplo. Os produtos a serem gerados com base no desenvolvimento da pesquisa são artigos, relatórios e oficinas. 

Integrantes: Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro - Coordenador / Patrícia Graciela da Rocha - Integrante / Ana Karla Pereira de Miranda - Integrante / Álvaro José dos Santos Gomes - Integrante.

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