Membros do grupo - docentes


Álvaro José dos Santos Gomes 
Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mestrado em Estudos de Linguagens pela mesma instituição de ensino. Atualmente é professor de espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, ensino de língua portuguesa e espanhola, Hérib Campos Cervera, literatura paraguaia, luto e melancolia, bilinguismo.
Ana Karla Pereira de Miranda
Doutoranda em Educação pelo programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul câmpus do Pantanal (UFMS-Cpan). Mestre em Estudos de Linguagens (Linguística e Semiótica) pelo programa de pós-graduação Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS. Graduada em Letras - Licenciatura - com habilitação em Português e Espanhol pela mesma universidade. Autora do "Dicionário espanhol-português de expressões idiomáticas com nomes de animais". É professora do Curso Letras da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS. Ministra disciplinas da área de língua espanhola, prática de ensino de língua espanhola e estágio obrigatório em língua espanhola. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (espanhol e inglês), formação de professores, fraseologia e fraseografia.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6016362239387981






Aparecida Santana de Souza Chiari 
Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2007), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Foi Orientadora Educacional Online do programa RedeFor, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com a Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Ministrou disciplinas na USP e na UFMS para cursos da área de Exatas. Atualmente é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Costa Rica/MS, é membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso do Sul e professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3558904305518600


Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
É doutora e mestre em Educação pela USP, graduada em Letras Português e Espanhol pela Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, e professora adjunta vinculada à UFMS desde 2010. Atua nos cursos de licenciatura em Letras Português e Espanhol, nas modalidades presencial e a distância, na pós-graduação lato sensu em Linguística Aplicada e ensino de línguas e no Mestrado em Estudos de Linguagens como docente colaboradora. É membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Espanhol/FEUSP, do Grupo de Estudos em Formação de Professores na EAD (GEForPED)/UFMS, do Grupo de Práticas de letramento multi/hipermidiáticas/UFMS e do Grupo de Pesquisa Elaboração e Análise de Material Didático de Espanhol como Língua Estrangeira (GEMADELE)/UFS, todos cadastrados no CNPq. Coordenou subprojeto vinculado ao Pibid (2014-2018), é coautora de obra "Publicidade e propaganda: o vídeo nas aulas de língua estrangeira", selecionado pelo edital PNBE-MEC (2010) e foi leitora crítica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Conhecimentos de Espanhol, do Ministério da Educação (BRASIL, 2006). Tem experiência na área de Letras e Educação, desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: ensino e aprendizagem de espanhol, educação a distância, formação de professores, avaliação, compreensão leitora e material didático. 
CV Latteshttp://lattes.cnpq.br/8575589038783840


Ester Tartarotti
Possui graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado na área de concentração em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Foi professor colaborador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância, atuando na área de Ensino de Biologia. Tem experiência em pesquisa na área de Genética Animal, com ênfase em Biologia Molecular. Atualmente atua na formação de professores em Ciências Biológicas e emprega sua experiência anterior na formação inicial e continuada de professores. Coordenou Subprojeto de Ensino do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência na UFMS. Coordena atualmente o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade a distância do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância.
CV Lattes
http://lattes.cnpq.br/1815626892835134

Jorge Luiz Nunes dos Santos Junior
Possui graduação em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012) e mestrado em Estudos de Linguagens pela mesma Universidade (agosto-2015), na área de concentração da constituição do saber linguístico. Atualmente é professor de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura Brasileira na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma instituição de ensino particular. Também atua como tutor a distância no curso de Letras (Português/Espanhol) da UFMS-EaD, principalmente, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Prática de Ensino de Línguas e Literaturas.
CV Latteshttp://lattes.cnpq.br/0965803693290950



Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida 
Graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores, na Educação Aberta e a Distância (GEForPED, da UFMS. Tem experiência na área de Educação, Educação a Distância e Letras, atuando principalmente nas sub-áreas: Língua Portuguesa; Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa; Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita no Ensino Fundamental e Médio; Prática de Ensino; Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa; Estágio Supervisionado em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Produção de Texto e Educação de Jovens e Adultos. 
CV Latteshttp://lattes.cnpq.br/9493423380745757



Mirian Lange Noal 
Sou Professora Primária/Curso Normal de Grau Colegial (1971), licenciada em Educação Física (1973) e em Pedagogia (1980) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2006). Sou professora desde 1974 e atuo como docente no ensino superior desde 1980 (UNIFRA/RS; UCDB/MS;UFMS/MS). Desenvolvo e oriento pesquisas sobre os seguintes temas: formação inicial e continuada de professores/as; crianças pequenas indígenas; diversidade cultural; espaços e tempos urbanos para o brincar; corporeidade; educação do campo. Participo, como pesquisadora, do Grupo de Estudos em Formação de Professores na Educação a Distância (GEForPED) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPECAMPO). Estou Presidente da COESE do Curso de Especialização em Educação do Campo/EaD/UFMS e Presidente do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/CCHS/UFMS. Luto pela educação, se se quer, intencionalmente, aliada com as lutas das classes trabalhadoras. Educação que compartilha vida, conhecimentos, contradições, magias. Creio nas possibilidades de entendimento entre os seres humanos. 
CV Latteshttp://lattes.cnpq.br/5541306908437915

Patrícia Graciela da Rocha 
Possui graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2003), Pós-Graduação/Especialização em ensino/Aprendizagem de Línguas-Espanhol pela UNIJUI-RS (2005), Mestrado em Lingüística (bolsista CNPq - 2008) pela UFSC na área de Variação Lingüística e Ensino e Doutorado a na mesma área e instituição, sob orientação da Prof. Dra. Izete L. Coelho. Tem 7 anos de experiência em docência na rede pública estatual e municipal no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na área de Letras, atuando no Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola. Atualmente é professora Adjunta II da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFMS - Campo Grande - atuando nas disciplinas de Linguística, Língua Portuguesa e Estágio Obrigatório e também é Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Básica do Campo.
CV Latteshttp://lattes.cnpq.br/2285085743040936


Rafael Monteiro dos Santos 
Possui graduação em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008).
CV Latteshttp://lattes.cnpq.br/1740541541672786






Roosevelt Vicente Ferreira
Possui graduação em Letras português/Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012) e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Atualmente é professor colaborador no curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola e Linguística. 
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0697771002862216 

Sônia Maria Monteiro da Silva Burigato 
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), especialização em Planejamento e Tutoria em Educação Aberta e a Distância e Mestrado em Educação pela UFMS. Atualmente é coordenadora do curso de Matemática da Coordenadoria da Educação Aberta e a Distância da UFMS e professora assistente da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação com ênfase no uso de software no ensino e aprendizagem de Matemática, bem como, na Educação a distância.
CV Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621675428182562

Nenhum comentário:

Postar um comentário